Webinar abordou como a Gestão do Conhecimento, por meio de tecnologia, pode trazer surpreendentes resultados para as organizações

Na terça-feira, 02 de junho, a MicroPower realizou, para um grupo seleto de profissionais de Portugal, o webinar “Gestão do Conhecimento como aliada da produtividade”, com o Executivo de Negócios, Augusto Gaspar.

O objetivo era compartilhar que, em tempos de ampla concorrência de mercado, em que a tecnologia avança cada dia mais e as inovações são constantes, a gestão do conhecimento é fundamental para o crescimento e o sucesso de qualquer negócio.

O executivo iniciou a apresentação explicando o que, de fato, é a Gestão do Conhecimento.

Segundo Gaspar, a Gestão o Conhecimento é uma disciplina que ganhou notoriedade a partir dos anos 80, com a expansão das organizações globais.

A finalidade é identificar e manter disponíveis, dados, informações e conhecimentos relevantes para a empresa de forma estratégica em beneficio da competitividade e do desempenho nos negócios.

Augusto mostrou durante a apresentação, o passo a passo de como implementar esse processo dentro das organizações. Ou seja, mostrou em detalhes como identificar e mapear o Conhecimento da Organização; capturar ou registar o Conhecimento; estruturar ou organizar o que foi capturado; armazenar ou guardar o que foi obtido; compartilhar ou disponibilizar todo o material e atualizar ou descartar conteúdos.

Soluções para a Gestão do Conhecimento

Para auxiliar os profissionais a entenderem, de fato, como colocar a Gestão do conhecimento, na prática, Gaspar mostrou alguns exemplos de ferramentas que ajudam nesse processo.

O executivo aproveitou para ressaltar a importância dos vídeos nesse contexto e como as plataformas de aprendizado são essenciais para gerenciá-los corretamente.

Algumas empresas apostam inclusive na produção de vídeos dos próprios funcionários, sugerindo que eles usem o celular para gravar depoimentos sobre temas de sua especialidade que são, depois, disponibilizados para visualização na plataforma.

O executivo destacou também sobre o uso de Microlearning para a Gestão do Conhecimento, ou seja, conteúdos curtos e sob demanda.

E nesse contexto mostrou como exemplo o MicroPower Genie, que pode ser usado para difusão de conhecimento, esclarecimento de dúvidas, suporte ao desempenho, estímulo à colaboração, criação de networking, identificação de gaps de conhecimento e identificação de especialistas e talentos.

Usando algoritmos e inteligência artificial o Genie poderá entender as necessidades do colaborador e recomendar conteúdos de seu interesse.

Melhorias no ambiente corporativo

Ao final da apresentação, o executivo da MicroPower, Augusto Gaspar, respondeu a perguntas e dúvidas dos profissionais e salientou que a implantação da gestão do conhecimento muda diversos aspectos no âmbito corporativo e traz diversas melhorias no dia a dia de trabalho, como a padronização dos processos, o compartilhamento das informações em tempo real, o gerenciamento eficaz das tarefas, o engajamento e a motivação da equipe.

Isso resulta em mais eficiência em todas as áreas da organização, melhoria na produtividade e a competitividade de mercado.